terça-feira, 3 de abril de 2012

Tarteletes de amêndoa






A tarte de amêndoa é um dos meus doces preferidos contudo nunca consegui fazer nenhuma receita na sua perfeição. Ofereceram-me uma forma de silicone com a forma de corações e eu não sabia bem que utilidade lhe dar e aí pensei "Hhmm e que tal experimentar umas mini tartes de amêndoa?", e daí surge a tentativa. Já não é a primeira vez que faço, é a segunda, e desta vez ficou mais perfeita que a anterior se bem que ainda não está na sua plena perfeição pois aquele "cremezinho" da cobertura não estava lá, mas havemos de lá chegar.
A receita foi tirada daqui:



Ingredientes:

Massa

- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de margarina derretida
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 5 colheres (sopa) de farinha
- Um pouco de fermento (pouco mesmo pois o objectivo não é que as tartes sejam muito altas)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha (agora uso isto em todos os bolos mas é opcional)

Cobertura

- 75g de margarina
- 3 colheres (sopa) de leite
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 80g de amêndoa pelada ás tirinhas



Preparação:

Para a massa - Junte a margarina com o açúcar e misture tudo até obter um creme homogéneo, adicione o leite e volte a mexer. Aos poucos junte a farinha, o fermento e o açúcar de baunilha. Misture até ficar tudo bem ligado. Coloque o preparado nos recipientes adequados (eu coloquei numa forma de silicone e não untei com nada) em poucas porções (usei uma colher por cada cavidade). Coloque no forno a uma temperatura 180º-200ºC durante 15 a 20 minutos, vá vigiando o forno e faça o teste do palito para ver quando está cozido.
Enquanto tem o preparado no forno junte todos os ingredientes da cobertura (menos as amêndoas num tachinho e leve ao lume e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos, por fim junte as amêndoas e deixei envolver um pouco. Reserve.
Quando a massa estiver quase cozida retire do forno e coloque a cobertura por cima, leve ao forno por mais uns minutos até a cobertura ficar com um aspecto alourado.
Retire do forno, deixe arrefecer, desinforme e desfrute de um belo docinho. Bom apetite!